terça-feira, março 08, 2005

Aqui vou ser feliz!

"And now, for something completly different", um momento de plágio descarado:

Conseguimos. Conseguimos.
A partir de hoje há, em Portugal, uma nova esperança. É bom que não haja dúvidas: Este não é um ponto negro de rejeição. Este é um ponto negro de afirmação de uma alternativa, de uma ambição e de uma vontade de mudança em Portugal.
Com este blog cai um velho mito da blogosfera política portuguesa. O mito de que só alguém com ideias podia ter opinião. Eu nunca me resignei a esta ideia. Desde o primeiro momento acreditei que uma opinião parva e inconsequente era possível e mais do que possível, era desejável. Desde o primeiro momento que me bati por ela. Sabendo que era difícil, sabendo que teria contra ela todas as forças políticas e não-necessariamente-assim-tão-políticas. Mas ela aí está. Aquilo que a muitos parecia impossível tornou-se hoje uma realidade para os próximos, vá, 4 anos, porque é um número redondo.
Mas quero, agora, dirigir-me a todos os portugueses, para agradecer a confiança que não me cheira que tenham depositado em mim, até porque não me conhecem, e para lhes dizer que encaro este blog sem nenhum triunfalismo e sem nenhuma arrogância. Pelo contrário, encaro-o com humildade e com sentido da responsabilidade, nomeadamente. Para mim, este blog significa mais exigência e mais motivação. Naturalmente.
O meu desejo é colocar as minha colunas ao serviço dos portugueses, ao serviço de todos os portugueses. Não um, não dois, não três portugueses. Todos os portugueses. Repito, todos. Até porque são bastantes.
O meu desejo é que este blog sirva para restaurar a confiança. A confiança na nossa economia, a confiança nas nossas instituições (Instituição-Benfica inclusivé), a confiança na Selecção Nacional (Sargentão inclusivé), a confiança na própria confiança, a confiança nos portugueses, a confiança no futuro de Portugal. Já é tempo de vencermos o pessimismo, a descrença e a desilusão. Os novos tempos são tempos de esperança. Assim como a Virtude está no centro, a Esperança é a última a morrer.
O meu desejo é colocar este blog ao serviço da modernização do país. Um país que vejo na minha bola de cristal com mais crescimento económico, com mais inovação, com mais ecrâns-plasma nas repartições, com mais relógios junto à estrada que volta e meia dão a temperatura, com mais estádios de corfebol (que o futebol já deu o que tinha a dar), com mais investimento, com mais qualificação, com mais oportunidades. Essa é a chave do sucesso. Essa é a exigência do futuro. Essa é a verdade verdadinha. Essa é que é essa!
E deixo também uma palavra especial à juventude nas ruas de Portugal. Quem tem os jovens do seu lado, tem também o futuro consigo.
Eu sei, e sempre o disse, que Portugal enfrenta sérios problemas. Quando um Tony Carreira enche um Pavilhão Atlântico, Portugal enfrenta um sério problema. Mas também sei que é nos momentos difíceis que os portugueses dão o melhor de si próprios. Estudei História de Portugal no básico, sei dessas coisas.
Aqui estou, também, para dizer aos portugueses que à confiança que em mim não me lembro de terem depositado responderei dando o melhor de mim próprio, porque sou naturalmente altruísta. Sei que se nos mantivermos firmes e determinados num objectivo de progresso e de desenvolvimento não falharemos. Não falharemos. Repito, não falharemos. Mesmo. Eu estou aqui porque acredito em Portugal e porque acredito nos portugueses.


E acrescentou:
"Aqui vou ser feliz!" JB

(Versão pouco original no blog de José Sócrates)