terça-feira, outubro 10, 2006

"As minhas férias" por Bernardino Fernandes

As minhas férias foram longas. E fixes. Lá longas foram. Eu estas férias passeei. Também trabalhei. Acho que posso dizer que trabalhei e passeei. Vi coisas novas que nunca tinha visto antes. Mesmo diferentes. Uma vez, vi uma loja dos correios que conseguia vender ainda mais coisas que as nossas dos CTT. Vendia sapatos. E pantufas. Mas as pantufas não estavam expostas. Nem era costume mostrar as pantufas a qualquer pessoa que entrasse na loja. Senti-me especial quando a senhora me fez a surpresa e me mostrou as pantufas. Gosto muito de pantufas. Acho que ainda fiquei a gostar mais de pantufas este verão. E deram muito jeito, as pantufas, porque choveu muito nas minhas férias e então eu tinha de ficar em casa e como em casa fazia frio, gostava muito de calçar as minhas pantufas. Tinha pena que fossem pantufas e que não as pudesse levar para a rua, quando ia conversar com a senhora da loja, porque enchia as pantufas de lama. A senhora é que me disse um dia: "Não podes levar as pantufas para a rua". Eu perguntei-lhe: "Porquê?". Ela disse: "Porque depois as pantufas se enchem de lama." Depois também me disse: "Sabes, tens de tratar das tuas pantufas tão bem como elas cuidam de ti. Se tratares bem delas, elas continuam a aquecer-te os pézinhos nas noites mais frias. Se não lhes deres atenção, elas pensam que já não gostas delas e deixam de ser tuas amigas." Eu já tinha ouvido aquilo. Aquela senhora parecia mesmo aquela minha tia-avó que vivia naquela casa grande que cheirava muito a chichi de gato e de quem a mamã falava sempre baixinho. Eu gostava muito da minha tia-avó. Ela dava-me sempre um rebuçado e deixava-me tocar no cãozinho dela, que ainda lhe fazia companhia ao lado da cadeira de baloiço, mais quietinho agora depois de morto. Tive muita pena quando a minha tia-avó foi para o céu. E também tive muita pena quando me despedi da senhora da loja e percorri aquele caminho da lama para casa pela última vez. Sujei as minhas calças preferidas todas, aquelas com o remendo do foguetão no joelho. Mas foram umas férias mesmo fixes. Agora que acabaram estou muito contente por começar as aulas e reencontrar todos os meus amigos. Este ano vai ser mesmo espectacular! BF

2 Comments:

Blogger Navalha said...

vieram-me as lágrimas aos olhos.

10 outubro, 2006 23:22
Blogger Sofia Paixão said...

idem idem aspas aspas

14 outubro, 2006 00:48

Enviar um comentário

<< Home