segunda-feira, fevereiro 20, 2006

Só coisas que me causam espéce! (II)*

"Áustria:Três anos de prisão para historiador que negou o Holocausto"

Para ser franco, isto causa-me uma certa espéce. Proibir opiniões legítimas baseadas em investigações legítimas parece-me pouco razoável, no mínimo. É como quem diz a um historiador: "Podes pesquisar, investigar, relativizar e até derrubar qualquer teoria relativa a qualquer momento da história que queiras, caso o acompanhes de uma fundamentação à altura. Em tudo o que disser respeito ao holocausto, porém, vais ter de aceitar o que aprendeste na escola e pôr de lado esse teu espírito crítico e relativista". Isto não soa um bocado àquela "verdade oficial" de que falava Orwell?

Se a dimensão do holocausto é assim tão evidente per si, qual é a razão para tanta protecção legal? Perante os factos, qualquer investigador vai chegar às mesmas conclusões que vêm nos livros escolares, não?

Na minha opinião, este tipo de restrições à liberdade de expressão, para além de completamente contrário à ideologia ocidental, só vem incentivar a tacanhez e a submissão intelectual das massas, prontas a engolir a opinião única tida por oficial. Isto não vos faz lembrar nada? Como é que era... Totali.... Desisto. Não me lembro. BF


P.S. - Não quero com este texto negar, como o senhor condenado, a existência do holocausto. Ao que parece, e nunca me aprofundei muito no tema, existem provas irrefutáveis de que existiu mesmo. Quanto à sua dimensão aceito, igualmente, o pouco que sei. Tal como aceitarei a primeira teoria contrária que me for apresentada de um modo credível e fundamentado.

*título adaptado daqui

9 Comments:

Blogger Pedro Malaquias said...

Ainda há uma semana tive uma conversa com o meu irmão sobre isto; claro que ele disse que eu era fascista, de extrema direita (algo que não sou). Não nego que tenha existido, mas queimar tanta gente em tão pouco tempo? Será que os números batem certo?

Já agora, será que todos os jornais e todos os historiadores austríacos vão publicar estudos semelhantes de forma a promover a liberdade de expressão? E ainda falam dos muslims...

Pedro Malaquias @ http://eupensoisto.blogspot.com

20 fevereiro, 2006 22:25
Blogger Navalha said...

a teoria da negação do holocausto não é tão rara assim e os historiadores que a defendem tamb+em não são assim tão raros: são os chamados revisionistas (incluindo-se historiadores judeus nas suas camadas) que defendem basicamente que as imagens e filmes de judeus mortos são somente imagens adulteradas e retiradas fora de contexto: as pilhas de cadáveres seriam, por exemplo, doentes de tifo, mortos pela doença, claro.

20 fevereiro, 2006 23:52
Blogger Luis Baptista said...

Certamente que os nºs, não batem certo, tudo isto serve para justificar uma charada, crimes houve-os de todos os lados, é apenas uma questão de investigar e explorar e chegamos a muitas conclusões que não agradam a muita gente, tbém não sou de extrema direita, mas tbém não sou defensor da estupidez e arrogância, já agora tbém não foi crime punível com julgamento no pós guerra o intencional bombardeameno de escolas em Dresden e outras cidades?

22 fevereiro, 2006 10:58
Anonymous Anónimo said...

Não posso deixar de dar os meus parabens ao autor deste "artigo". Partilho do mesmo ponto de vista. Abraço e continuem assim. É claro que vim cá foi para ver a campanha de Evangelização!! ;) Hugo Pinho

22 fevereiro, 2006 13:05
Blogger Navalha said...

o bernardino, com a sua habitual voz esganiçada e avanços frequentes algo indirectos mas ainda assim compreensíveis em relação à minha pessoa, disse algo como isto " haaa e tal o teu comentário não tomou posição nenhuma, tens de comentar e tal porque senão assim não pode ser e já não se salvam as baleias." ora bem, então eu tomo uma posição, e é esta: acho que fizeram muito mal em terem prendido o corno, porque ele diz e opina o que quiser.
mas também não nego que ele por opinar o que opina é um corno.

22 fevereiro, 2006 23:03
Blogger Ponto Negro said...

Intervenção em defesa da honra (e com a esperança de promover a troca de insultos de uma vez por todas):

Voz esganiçada? Avanços frequentes?

Vai dar uma volta ao bilhar grande, ó palerma! BF

23 fevereiro, 2006 00:05
Blogger Sofia Paixão said...

Avanços frequentes? Elah, será que é desta que o blog se vai tornar interessante? =P

Em relação ao assunto, acho que prenderem o homem só por ter feito um bocado de matemática e as contas não baterem certo com o manual, é excessivo.

Principalmente se a conclusão é tão chocante como parece ser. Estaremos a regredir? Voltámos ao tempo de Galileu? Não se pode investigar o holocausto tal como não se podia dizer que a terra girava à volta do sol (mas que ela gira, gira!)?

Se a propaganda é que não se deveria deixar de abordar esse assunto sob pena de ele ser esquecido (a mente humana só se lembra do que lhe convém), de tão horrivel que foi, custa-me verificar que pelos vistos se encara isto como um dado adquirido. Foi mau, lembrem-se todos, mas não pensem muito para além disso, porque não vale a pena!

A minha opinião? Deixem lá o homem fazer as pesquisas dele e provar aquilo que quer provar.

Teve uma menor dimensão? So what?
Matar um é tão despresivel como matar milhões, but hey that's just me

Ps - acho que as baleias é sem dúvida um assunto em ter em conta

23 fevereiro, 2006 02:13
Blogger Navalha said...

pronto, a boca do bernardino calou-me. essa do bilhar grande foi forte demais, nem consigo responder: obrigado por me teres posto na linha, porque sabes, nunca ninguém me tinha humilhado assim.


até ao próximo post ó magarefe!

23 fevereiro, 2006 10:42
Anonymous Anónimo said...

Very pretty site! Keep working. thnx!
»

19 julho, 2006 14:26

Enviar um comentário

<< Home