terça-feira, junho 07, 2005

Fi-lo, Sofia! (II)

O meu irmão Carlão chegou tarde a casa, estávamos já a comer o rolo de carne. Sentou-se à mesa connosco, sorridente e ofegante. Lancei um olhar confidente à minha mãe e à minha irmã, como que a perguntar-lhes se estavam a ver o mesmo que eu. Ele estava apaixonado!
- Tudo bem,
Carlão?
- Como te correu o dia, Carlão?

- Serve-te de rolo de carne, Carlão!
Olhou para nós de lado, desconfiado.
- Tens novidades, Carlão?
- A Faculdade está na mesma, Carlão?
- E salada, Carlão?
Serviu-se de rolo de carne e de salada e começou a comer, de cabeça baixa. Nós as três continuávamos a olhar para ele, a tentar tirar alguma conclusão dos seus gestos. Havia rapariga metida ao barulho, tínhamos a certeza.
- Conheceste alguém hoje, Carlão?
- Fizeste amigos novos, Carlão?
- Há beterraba na parte de cima do frigorífico, se quiseres, Carlão.
Nada. Ele não cedia.
- Se calhar uma amiga...
- Chega! - gritou.
Ia contar...

- Sim, conheci alguém, estão contentes agora? Na verdade, já nos conhecemos há algum tempo, mas só recentemente nos começámos a dar melhor. Há imensa quimica entre nós. Dizemos sempre as coisas certas na altura certa. Não sei ainda o que temos, o que há entre nós. Só sei que é tudo tão perfeito... É uma pessoa espectacular. Divertida, sempre a contar piadas e a pôr-me bem disposto, mas ao mesmo tempo bestialmente querida, carinhosa. Adora desporto, como eu! Além do mais tem uns olhos lindíssimos, verdes e profundos, e a pele morena. Acho que estou apaixonado...
- Isso é espectacular, Carlão!
- Ah, Carlão valente!
- Cous-cous, Carlão?
Estava tão contente! A primeira namorada do meu irmão mais velho... Finalmente, tinha largado os livros por um bocado e começado a viver!
- Como é que se chama?
- Beatriz.
- Laura? Adoro o nome Laura.
- Não. Chama-se Beatriz. E é um homem.
Silêncio à mesa.
- Tens a certeza?
- Não.
- Então vê lá isso, Gustavo.
- Eu não me chamo Gustavo.
- Desculpa, Carlão.

Fielmente Livremente interpretado dos episódios do Diário de Sofia, na RTP2. JB