sábado, dezembro 31, 2005

New Year's Eve

"Birds flying high you know how I feel
Sun in the sky you know how I feel
Reeds driftin’ on by you know how I feel
It’s a new dawn
It’s a new day
It’s a new life
For me
And I’m feeling good

Fish in the sea you know how I feel
River running free you know how I feel
Blossom in the tree you know how I feel
It’s a new dawn
It’s a new day
It’s a new life
For me
And I’m feeling good

Dragonfly out in the sun you know what I mean, don’t you know
Butterflies all havin’ fun you know what I mean
Sleep in peace when day is done that’s what I mean
And this old world
Is a new world
And a bold world
For me

Stars when you shine you know how I feel
Scent of the pine you know how I feel
Oh freedom is mine and I know how I feel
It’s a new dawn
It’s a new day
It’s a new life
For me
And I’m feeling good"

BF/JB/RR

segunda-feira, dezembro 26, 2005

Portuguese Style

"Finanças perdoam proprietários que não registaram prédios, dado que a cobrança seria difícil."

Podia-se tentar tornar a cobrança mais fácil, sei lá, de alguma forma mais ou menos criativa. Eu diria que uma coima até 2500 euros por infractor vale o esforço. Mas não. Bom mesmo é não fazer nenhum. BF

quinta-feira, dezembro 22, 2005

Nenhum ponto negro (VII)


Scarlett Johansson (roubada daqui)

JB

Nesta Quadra Natalícia (II)

"Putting Challenge
Em casa ou no gabinete, treine e pratique o seu golfe com este aparelho capaz de simular 72 condições diferentes de terreno

Aperfeiçoe o seu golfe ou, simplesmente, passe uns momentos relaxantes. (...) Após cada putt, a bola é-lhe devolvida automaticamente. Como motivação extra, um hole-in-one é recompensado com aplausos. Se preferir, pode desligar o som. (...) Fácil de limpar com um simples aspirador."

JB

Nesta Quadra Natalícia

"Casaco de Pele de Corte Clássico
Feito com a mais macia e resistente pele de carneiro - a dos carneiros da Mongólia

Extremamente macia, de granulado fino e leve, é, no entanto, à prova de rasgão e suficientemente resistente para uso diário. (...) Tal como a melhor caxemira do mundo, a sua pele é proveniente da Mongólia. Nos espaços abertos deste país, a altitudes de 2500 a 3000 metros, os carneiros desenvolvem um pêlo denso e particularmente fino para proteger as suas peles delicadas. O movimento constante dos animais em transumância faz com que a sua pele seja resistente. Além de delicada e maleável, ela pode por isso ser submetida a fortes tensões sem se rasgar: como a pele foi anteriormente protegida por uma lã espessa, são muito raras perfurações, feridas ou cicatrizes. Use este casaco com os jeans ou com a calça clássica e estará sempre vestido elegantemente."

JB

quarta-feira, dezembro 21, 2005

Exmo. Sr. Doutor Mário Soares,

Vossa Excelência deve com certeza achar que os portugueses comem gelados com a testa. Permita-me Vossa Excelência que lho diga assim desta forma, mas Vossa Excelência é uma besta. Que o Sr. Doutor era intelectualmente muito desonesto (para não dizer muito fraquinho), tudo bem, tudo porreiro. Que o Sr. Doutor está brutalmente senil (e consequentemente vago e infantil), já todos o sabíamos. Agora, perdoe-me o Sr. Doutor a indelicadeza, mas o Sr. Doutor anda muito mal-educado. JB

segunda-feira, dezembro 19, 2005

Nada se perde, tudo se transforma

"Estação de comboios do Rossio reabre em Setembro com espaço museológico"

Enfim, alguma coisa se tinha de fazer às peças que sobraram das obras de reparação. BF

sábado, dezembro 17, 2005

Sweet Mary

"In a manner of speaking
I just want to say
That I could never forget the way
You told me everything
By saying nothing

So in a manner of speaking
I just want to say
That I just love you, I should find a way
To tell you everything
By saying nothing."

João

sexta-feira, dezembro 16, 2005

"Levas agasalho?" (VIII)


Alessandra Ambrosio

"Agasalhar resulta. É um aviso materno sem grande contestação: se não nos agasalharmos, vamos apanhar uma constipação. (...) Agora, o estudo já foi feito pelo Centro Constipação Comum, em Cardiff, que conclui que o frio aumenta 20 por cento a probabilidade de nos resfriarmos. Uma das explicações é a descida da temperatura no nosso nariz." (Pública, 28 Novembro 2005)

À minha mãe. JB

Etimologias

Panqueca é uma palavra deliciosa.
Por um lado, o mais sublime neologismo, a mais bem amanhada tradução. Pancake (o "bolo de frigideira", porque se faz na dita cuja) é panqueca. Estupendo.
Por outro lado, uma panqueca é uma queca universal. JB

terça-feira, dezembro 13, 2005

Bang!

"Soares lamenta ausência de renovação da classe política"

Depois do primeiro tiro, Soares conseguiu finalmente dar cabo do outro pé. Começa a tornar-se realmente embaraçoso. BF

segunda-feira, dezembro 12, 2005

Aí vêm eles!

"China ultrapassa Estados Unidos na exportação de bens tecnológicos"

Vou ali aprender a dizer «bem-vindos» em chinês e já venho. BF

domingo, dezembro 11, 2005

Prenda de anos


Karolina Kurkova, Tyra Banks, Heidi Klum, Gisele Bündchen e Adriana Lima

JB

quinta-feira, dezembro 08, 2005

Gabriel Jurista Alves

"O Nuno Gomes é o jogador que, vamos lá, que legisla o jogo do Benfica." JB

Gabriel Economista Alves

"Um excelente espectáculo em termos de entrega e em termos de procura." JB

Em termos de Gabriel Alves (VI)

"Geovanni é o ponta de lança assumido, em termos teóricos, em termos práticos e também em termos de campo." JB

terça-feira, dezembro 06, 2005

Da série "Conspiro que me farto"

"Por toda a parte se prega que o melhor é agacharmo-nos, é calarmo-nos perante o que está errado, é trairmos o nosso colega ou apunhalarmos pelas costas o nosso camarada de trabalho para nos tentarmos safar individual e egoisticamente.
Sim! Portugal é hoje um país onde muitos portugueses, na empresa, na Administração Pública, no Estado voltam a ter medo de falar. Onde se retalia contra quem tem princípios, contra quem tem a espinha vertebral direita! Onde na grande Comunicação Social só passam as verdades oficiais e onde só têm direito à palavra os pregadores do regime. Onde todos somos hoje rigorosamente vigiados por toda a sorte de mecanismos e dispositivos e sobretudo por serviços de informações em verdadeira roda livre que, em surdina e nas nossas costas (as mais das vezes pela mão de democratas ditos “socialistas”), foram montando uma verdadeira orquestra negra, que hoje ninguém conhece e em que ninguém consegue ter mão!" - Garcia Pereira Link

Basta juntarmos a tal lirismo as palavras "abencerragens", "escarro" e "azimute" para percebermos rapidamente porque é que não deixam este senhor ir às televisões. BF

domingo, dezembro 04, 2005

Post Estético


Rachel Weisz
BF

sábado, dezembro 03, 2005

Pool Boys

A mítica jogada, no não menos mítico jogo milenar.

A apreciação das trajectórias é feita milimetricamente. Um olho aberto a calcular as distâncias. O outro fechado, pois claro. Muitas bolas em cima da mesa. Jogo recentemente aberto. Ao calhas, como todas as aberturas de jogo. Variadas possibilidades de possível possibilidade de sucesso. Tudo muito relativo, veja-se.
Algumas, porém, ficaram mais perto do buraco. Resultados fortuitos de uma primeira tacada ao acaso. Ou talvez já estivessem destinadas para tais feitos... Nunca se saberá. Sabemos, contudo, que rumo dar ao jogo. O rumo da simplicidade. O rumo da perfeição estratega. De quem demonstra de modo subtil que esteve sempre no domínio do jogo. Não queremos a soma instintiva de pontos, qual animal sôfrego. Não queremos a glória efémera de uma primeira tacada certeira. Não. Desenhamos o momento em que todas as bolas se disponham de número para cima, orgulhosas da sua condição, à beira do respectivo buraco, desejosas de cair em perdição. Aí, decidiremos qual meter primeiro. Aí, controlaremos o jogo. Aí, sorriremos enfim.

Lembro-me da minha primeira tacada. As mãos trémulas, a testa suada, a língua entre os dentes, o desconforto embaraçoso da posição. Já me tinham dito tudo o que precisava de saber sobre o jogo. Mas ali e naquele momento, tremia. Olhava-a de frente, media-lhe as curvas. Por instantes, num arrepio quente, soltei o braço e joguei. Lento, demasiado lento. Talvez não chegue... Sobre o pano aproximaram-se, tocaram-se num instante sonoro e afastaram-se de novo, cada qual para seu lado. Metera a bola no buraco. Iniciara-me, por fim, no snooker aplicado.

Não há, porém, engenho intelectual desta dimensão que não contenha as suas vicissitudes. Com os grandes planos, vêm os grandes riscos. Com os grandes riscos, as grandes hipóteses de insucesso - insucesso devastador, insucesso cru, criador das mais deprimentes e absolutas tristezas. É por isso mesmo que nos orgulhamos de enunciar de seguida, neste concentrado de sabedoria milenar, os principais perigos a que tereis de estar atentos - e como ultrapassá-los.
Dito e feito. Aquando de uma partida de snooker aplicado:

- Jogai sempre às vossas bolas e nunca a bolas alheias. Uma incursão menos deliberada em esféricos fora da vossa competência trar-vos-á inevitavelmente conflitos com os outros jogadores. Limitai-vos, portanto, à divisão das unidades definida no início do jogo.

- Resisti à tentação de meter uma primeira bola, ainda que a mesma se encontre apetecivelmente periclitante. Estragar-se-á toda uma estratégia em troca de um ânimo meramente efémero. Tal acto revelaria apenas fraca visão de jogo e débil auto-controlo.

- Acautelai-vos aquando da colocação das bolas à beira dos buracos. Um nível de intensidade mais desmedido numa tacada poderá fazer introduzir uma bola prematuramente e, desta forma, colocar o vosso plano em risco. Este aviso vem no seguimento do anterior. Nunca, mas nunca, colocai uma bola dentro do buraco antes de todas estarem numa posição tal que vos permita melhor avaliação da tacada preferencial.

- Procurai, de igual modo, se a destreza no desporto vos permitir e se a sorte amiga vos acompanhar, ser selectivo. A bola que suspira à beira do buraco é estranhamente fácil, perigosamente óbvia. Um toque bastar-lhe-á, um só sopro a moverá. E com um toque e um sopro desaparecerá.

- Tomai sempre todas as previdências por forma a evitar ser "queimado" pelos outros jogadores. O acesso ao vosso jogo não deve jamais ser obstruído. Deste modo, distribuí as bolas de forma dispersa e calculada. Com o mínimo de contacto entre as mesmas, lembre-se, de maneira a evitar confusões numa fase final.

- Evitai a todo o custo a introdução da bola preta. Esta deverá ser a última a entrar e já numa fase de fastio razoável. Uma jogada mais negligente desfeiteará as possibilidades de sucesso com as outras bolas.

Estes são os perigos mais frequentes e os princípios fundamentais a que deveis atender intransigentemente. Descurai jamais da observância de qualquer um deles, pois são de importância vital para o sucesso no jogo. Segui estes conselhos e sairás vitorioso. Ignorai-os e cairás na mais angustiante das agonias, na dor de ser pequena e pálida, bola branca abandonada.

"Sem a loucura, que é o homem, mais que a besta sadia, cadáver adiado que procria?". Pool Boys somos, Pool Boys seremos. Porque acreditamos que a vida é simples. Simples como um jogo de snooker.
Este projecto encerra a perfeição. Do quê, não sabemos. BF/JB

(na senda alegórica de "Bacalhau Espiritual")

Soares revisited


Não me grite!
Quino

JB

Soares de saias

Depois desta..

Cavaco: "Não está prevista qualquer participação dos líderes do PSD e CDS-PP"

Mário Soares: Cavaco Silva "tem vergonha do seu próprio partido"

...já estou a ver a próxima interpretação impregnada de cromossoma X:

Cavaco: "Gosto muito de pão integral"
Soares: "Está a chamar-me gordo?"

De facto, é de uma perspicácia extraordinária. BF